Exame - São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:
1 – Agenda: IGP-M e Focus no Brasil, desemprego no Japão. A FGV informa o IGP-M de maio. O Banco Central divulga a pesquisa Focus, com projeções dos economistas, e os dados mensais de empréstimos bancários. À noite, saem dados da economia do Japão. Devido ao feriado de Memorial Day nos Estados Unidos, não haverá negociação nas bolsas americanas. No Reino Unido, também não haverá negócios devido ao feriado bancário.
2 – Mercados: receios com crise europeia e economia dão o tom. O euro recua diante do dólar com o receio de agravamento da crise da Grécia após o governo ter falhado em obter apoio da oposição para medidas de austeridade. O petróleo e o cobre também caem com expectativa de dados econômicos mais fracos nos Estados Unidos nesta semana. O banco central brasileiro realiza hoje pesquisa de demanda swap cambial reverso.
3 – Analistas reduzem expectativa de inflação pela 4ª semana seguida. Os economistas do mercado financeiro deram um novo alívio nas
projeções para a inflação oficial neste ano, reduzindo-as de 6,27% para 6,23%. O índice, no entanto, ainda está perto do teto da meta (6,50%). A notícia é positiva para o Banco Central que também luta contra a matemática. A instituição já adotou medidas macroprudenciais no último trimestre do ano passado e promoveu três altas na taxa básica de juros no governo Dilma.
4 – Francisco Valim Filho vai assumir a Oi, diz jornal. O executivo Francisco Valim é o novo presidente da Oi, segundo
reportagem publicada no jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (30). O empresário está saindo da Serasa Experian, onde era diretor-geral para Europa, Oriente Médio, África e América Latina. Luiz Eduardo Falco deixa o comando da tele no final de junho, mas Valim deve assumir apenas em agosto ou setembro.
5 – Seu Dinheiro: onde os milionários mais investem. Virou
tendência no mundo todo que os bancos criem divisões especializadas em atender pessoas com patrimônio superior a 1 milhão de reais. Dentro do chamado private banking, o cliente tem acesso a uma orientação personalizada para lhe auxiliar na difícil tarefa de decidir como e onde investir o próprio dinheiro. Segundo dados da Anbima (a associação de bancos e fundos de investimento), o setor de private banking cresceu no Brasil 26% nos últimos 12 meses e já é responsável pela administração de quase 400 bilhões de reais.
6 – Rolls-Royce está de olho no Brasil, diz periódico. A Rolls Royce tem demonstrado
forte interesse na indústria de petróleo brasileira. Dentro de seu foco em mercados emergentes, a empresa está tentando produzir turbinas para a Petrobras e investindo no País. As informações são do jornal Financial Times. Dentro do plano de expansão no Brasil, a empresa disputa com a General Electric um contrato com a Petrobras para produzir 32 motores para suas plataformas de perfuração, uma linha de negócios que pode valer 2,5 bilhões de dólares nos próximos cinco anos.
7 – Sindicato decreta greve em mina Casa de Pedra, da CSN. Trabalhadores da mina Casa de Pedra, da Companhia Siderúrgica Nacional,
decretaram greve no sábado (28), reivindicando aumento salarial e reajuste na participação dos lucros. A mina, produtora de minério de ferro e importante fonte de receitas para a companhia, está em Minas Gerais e os trabalhadores cobram reajuste salarial de 15%.
8 – Tesouro vai ofertar até R$ 45 bilhões em títulos públicos em junho. O Tesouro Nacional deve ofertar até 45 bilhões de reais em títulos em junho, segundo comunicado publicado sexta-feira (27) pela instituição. Segundo o documento, um total de 17,7 bilhões de reais em títulos vencem em junho.
9 – Lagarde começa pelo Brasil campanha para dirigir o FMI. A ministra francesa das Finanças e candidata à direção do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, iniciará nesta segunda-feira no Brasil as
visitas aos países emergentes que fará como parte da campanha para chegar ao cargo. Ela declarou que começará sua campanha pelo Brasil hoje porque foi o primeiro país a respondê-la.
10 – IGP-M é de 0,43% em maio, abaixo do esperado. O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)
subiu 0,43% em maio, depois da taxa de 0,45% registrada em abril, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.