3
A importância do conhecimento Humanístico para a carreira do Administrador
Posted by Administradores - FCA
on
sexta-feira, junho 11, 2010
in
Humanidades
-
De acordo com Buss (2009), no mundo de mudanças e incertezas nos deparamos com a correria do dia-a-dia e acabamos por preferir, as coisas mais fáceis e rápidas, mas acabamos nos esquecendo de ir à busca do verdadeiro conhecimento.
Conforme Cunha (2008) o estudo humanístico foi sendo introduzido na formação dos estudantes de administração, gradativamente em algumas instituições. Verificou-se uma grande dificuldade desses estudantes em incorporar os avanços recentes, das outras ciências sociais, com o estudo humanístico na grade curricular o estudante deixou de ser ouvinte a formador de opinião.
Segundo Santomé (1998 apud BUSS e REINERT, 2009) a finalidade desse estudo é de formar o homem, um ser culto e um bom profissional. No campo da administração, a socialização do saber amplo se faz cada vez mais necessário, já que o estudo do humanístico é multidisciplinar por natureza, ou seja, o estudo é visto sobre os mais variados pontos de vista, sem a intenção de conceitos, procedimentos e atitudes, formado pelas mais diversas áreas do conhecimento, particularmente pelas denominadas ciências humanas e sociais.
De acordo com Linsengen (2005 apud BUSS e REINERT, 2009) as organizações precisam de profissionais que possuam muito mais que o conhecimento técnico; elas necessitam de formadores de opinião, com capacidade de comunicação, e que saibam se relacionar e que usem sua criatividade, só que para alcançarmos isso é necessário ter uma visão geral do saber, que não esteja restrita a apenas a uma área do conhecimento.
Buss e Reinert destacam que a formação humanística possibilita ao administrador uma condição de aproveitar e de compreender o imenso território construído pela antropologia, ainda destacam um imenso desejo do homem de conhecer a sua origem e a sua capacidade, ressaltando os muitos avanços recentes contribuindo para o dinamismo.
Conclui-se que para alcançar-mos esse objetivo é necessário ter uma visão geral do saber, que não esteja restrita à apenas uma área especifica do conhecimento.
-
Referências:
BUSS, Ricardo; REINERT, José. O Humanismo na formação do administrador. Avaliação, Campinas, Sorocaba, SP, v. 14, n. 217-234, mar. 2009. Disponível em: Acesso em 15 de mar 2010.