Segundo Kanaane, o ser humano é um ser sociável, a partir do momento em que o individuo se socializa, passando a viver em grupo, acaba gerando clima de satisfações e insatisfações com os mesmos e no ambiente de trabalho, questionando o bem-estar, segurança, espaço, auto-realização e salários, na sua organização, que por sua vez tem por obrigação proporcionar esses benefícios que são de extrema importância para a motivação e melhoria de vida. As organizações têm bastante influência sobre os estados mentais e emocionais dos indivíduos que as compõem, no qual o desenvolvimento é a base fundamental do processo de melhoria e no desempenho de suas atividades e do seu papel com às organizações, criando caminhos e critérios visando auto-realização, bem-estar, e , ao mesmo tempo servir melhor ao sistema organizacional para o qual ele coopera. Com um clima organizacional favorável, o homem dentro ou fora do ambiente de trabalho, terá naquilo que busca como pessoa, como profissional, a possibilidade de satisfação, podendo usufruir de uma vida saudável, sendo inserido em vários grupos sociais. Tal preocupação é vista como forma de valorização dos colaboradores, visando a atuação efetiva nos processos internos. A preocupação com o desenvolvimento e qualidade de vida dos trabalhadores tem sido de extrema importância para as empresa, uma vez que a satisfação e bem-estar dos funcionários refletem diretamente nos resultados e no clima organizacional.
Para o autor, o desenvolvimento organizacional tem como finalidade à mudança para ajuste de missão ou objetivos, levando em consideração as diferentes interfaces representadas pelo comprometimento com os indivíduos, com a própria organização e com o meio ambiente. Para que o DO obtenha resultados expressivos é necessário adotar algumas ações: laboratórios de sensibilidade, pesquisas de atitudes e opinião, técnicas para administrar conflitos grupais, modelos de avaliação de personalidade e avaliação de estilos gerenciais, análises do meio ambiente externo à organização, considerando as mudanças sócio-econômico culturais.
É fundamental também manter o homem motivado, visando o comportamento e a capacidade do individuo dentro da organização, dando valor a esse capital humano, reconhecendo seu potencial, permitindo seu crescimento e fortalecimento de vínculos entre pessoas e organizações, o que agrega benefícios as funcionários e à empresa. Buscando a eficiência e uma melhor adequação do trabalhador no seu contexto organizacional, é importante a troca de informações entre seus parceiros e entre os níveis hierárquicos da empresa.
De acordo com o autor, o desenvolvimento organizacional se dá claramente a partir das mudanças estruturais – organograma, reorganização administrativa etc., levando em conta as alterações atitudinais e comportamentais dos envolvidos – padrões de comunicação, processos decisórios entre outros.
Fonte: Kanaane, Roberto. O homem: trabalho e participação no quadro geral do desenvolvimento organizacional. In: .Comportamento Humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. 2ª col. São Paulo: Atlas, 1999.
|