1

O individuo e as Organizações

Posted by Administradores - FCA on quarta-feira, junho 09, 2010 in

2ª APO de Teoria da Administração I

Com as organizações cada vez mais complexas e exigentes o homem organizacional moderno é peça fundamental de qualquer empresa, pois exige-se dele que ele seja um formador de opinião, que saiba lidar com as emoções, sentimentos, anseios e principalmente os conflitos que surgem durante a caminhada. Neste contexto organizacional o individuo mantém uma relação consigo e com os outros ao seu redor. Com base em algumas teorias um novo conceito da inserção dos indivíduos nas organizações.
Com o estudo da Teoria Estruturalista, vimos que as organizações são formadas por grupos tendo como inicio nesse estudo os teóricos sociais da escola de relações humanas (ERH). Segundo os teóricos estruturalistas podemos afirmar que os grupos sociais se relacionam entre si e com as organizações que são caracterizados pelo conjunto dessas relações, criado com o objetivo de alcançar suas metas. O foco na teoria estruturalista era no "homem organizacional", ou seja, que desempenhava simultaneamente diferentes papéis dentro das organizações e fora delas.
A teoria geral de Sistemas foi altamente contemporizada para os dias atuais e sua importância é de extrema relevância nas organizações, a partir da década de 60 com a necessidade de conceituar e unificar as teorias anteriores. Esse sistema tem como base sistêmica as entrada de recursos, matérias-primas, pelo processamento que é a transformação dos recursos em bens e/ou serviços e de saídas que são basicamente os resultados do processamento que são designados ao cliente final.
 As organizações são vistas como um sistema aberto, no qual o meio interfere em seus resultados e nos indivíduos que dela fazem parte.
Já a teoria Neoclássica trás de volta os conceitos das teorias clássica e científica de Taylor e Fayol, incorporando diversos assuntos, aplicando novos conceitos, destacando flexibilidade e sua rápida interação com o ambiente e as novas tecnologias. Os neoclássicos são caracterizados pela ênfase na busca de resultados reais, buscando desenvolver novos conceitos de forma ágil e que pudesse ser aplicada. Cabia aos administradores neoclássicos à planejar, controlar, organizar e dirigir seu trabalho, o administrador era essencial a qualquer empresa para que esta seja bem sucedida.


|

1 Comments


Olha esse artigo tá mara... A teoria dos sistemas é muito show adoroo, texto de vocês é auto explicativo!! Adoro issoo!!!!

Estou comentando com todo mundo do blog...rrsrsrs!!!!

Postar um comentário

Seguidores

Copyright © 2010 Administradores - FCA Todos os Direitos Reservados.